Inseticida e rodenticida fumigante
Produto gerador de gás (GE) contendo 560g/kg ou 56% (p/p) de fosforeto de alumínio
Embalagem de 1,5 kg (500 pastilhas de 3 g de produto formulado).
Cada pastilha liberta 1 g de gás fosfina após reação com a humidade atmosférica.
Não se aplica. No entanto, deverá proceder-se ao arejamento durante 2 dias para produtos agrícolas que se destinem ao consumo.
Autorização de Venda nº 0974 concedida pela DGAV
QUICKPHOS T é um inseticida à base de fosforeto de alumínio, que é um percursor da fosfina, um gás venenoso que actua ao nível do metabolismo energético inibindo o complexo mitocondrial IV de transporte de eletrões.
QUICKPHOS T apresenta-se sob a forma de pastilhas fumigantes, que libertam fosfina através de uma reacção química. Quando exposto à humidade atmosférica, o produto liberta fosfina, um gás com atividade fumigante.
Além de inseticida para utilização na desinfestação de produtos armazenados e respetivos locais de armazenamento, QUICKPHOS T apresenta também ação rodenticida.
QUICKPHOS T é indicado para a desinfestação de grãos de cereais (trigo, aveia, cevada, centeio, triticale, milho-miúdo), sorgo e sementes de ervilheira e para o controlo de populações de rato-de-água (Arvicola terrestris).
QUICKPHOS T elimina os ovos, larvas, pupas e adultos das seguintes pragas de produtos armazenados: carneiro-do-feijão (Acanthoscelides obtectus), gorgulho-do-trigo (Sitophilus granarius), traça-indiana-da-farinha (Plodia interpunctella), gorgulho-do-arroz ou gorgulho-do-milho (Sitophilus oryzae), caruncho-do-suriname (Oryzaephilus surinamensis), escaravelho (Cryptolestes ferrugineus), traças (Tribolium confusum e Tribolium castaneum) e traça-da-farinha (Ephestia kuehniella).
Desinfestação de grãos de cereais (trigo, cevada, centeio, triticale, aveia, milho miúdo), sorgo e sementes de ervilheira a granel em pilhas ou em silos
Desinfestação de grãos de cereais (trigo, cevada, centeio, triticale, aveia, milho miúdo), sorgo e sementes de ervilheira em sacos ou caixas
Controlo de populações de rato-de-água (Arvicola terrestris)
Controlo de insectos em grãos e sementes
Quando os grãos de cereais e sorgo ou sementes de ervilheira são armazenados a granel, dever-se-á adicionar as pastilhas a estes produtos agrícolas, de preferência usando um distribuidor automático, à medida que estes vão passando numa correia transportadora, na altura do carregamento para o silo ou caixa ou com utilização de sondas para introduzir as pastilhas no interior da pilha de grãos, em cada 1,2 a 1,5 metros de cada lado (cruzado) obedecendo à seguinte regra:
Em alternativa poder-se-á colocar as pastilhas separadamente em tabuleiros não inflamáveis no topo da pilha de grãos.
Quando os grãos de cereais e sorgo ou sementes de ervilheira são armazenados em sacos, pacotes ou caixas colocados sob coberturas impermeáveis a gás ou em embalagens impermeáveis a gás, dever-se-á colocar as pastilhas separadamente em tabuleiros não inflamáveis colocados entre ou ao longo das sementes armazenadas, de um modo que permita a livre circulação do gás. Quando se usam coberturas impermeáveis ao gás, dever-se-á certificar que as suas extremidades estão bem alinhadas com o chão.
Condições para a aplicação do produto
Um armazenamento hermético consiste num local de armazenamento onde todas as superfícies porosas, juntas e rachaduras estejam permanentemente seladas e quaisquer entradas e saídas, portas, janelas e tampas estejam temporariamente fechadas.
O tempo mínimo de exposição deve ser calculado a partir do momento da conclusão do tratamento, pelo que o tempo necessário para aplicar as pastilhas na área de armazenamento de grãos não deve ser adicionado ao tempo de exposição.
Ventilação das instalações
A fosfina é libertada muito rapidamente em condições de humidade elevada e lentamente quando a humidade no ambiente é baixa, devendo haver um período de tempo mínimo de ventilação após o tempo de exposição ao produto.
Neste sentido, em áreas de armazém cheias com o produto tratado e recorrendo a um ventilador de ar forte a trabalhar no sistema, dever-se á respeitar uma interrupção de 2 horas por cada 2 horas de trabalho, por um período mínimo de 2 dias.
Após a abertura da embalagem, todas as pastilhas devem ser usadas no mesmo dia.
Colocar avisos em redor da área a fumigar e em todas as portas dos armazéns: “PERIGO”, “GÁS VENENOSO”, “NÃO ENTRAR”.
Este produto destina-se a ser utilizado por utilizadores profissionais que possuam formação em Aplicação Especializada de Produtos Fitofarmacêuticos – Produtos de Tratamento em Ambiente Confinado.
A consulta da informação disponível neste site não dispensa a leitura cuidadosa dos rótulos dos produtos