Lançamento do Galaxia

A EPAGRO prepara para breve o lançamento de um novo herbicida, o GALAXIA. Trata-se de um herbicida sistémico não selectivo, para aplicação em pós-emergência, idealizado para o combate às infestantes monocotiledóneas e dicotiledóneas anuais e vivazes nas culturas da oliveira, macieira, pereira e citrinos.

A sua formulação, uma solução concentrada com 180 g/l de glifosato, sob a forma de sal de isopropilamónio, e 180 g/l de MCPA, também sob a forma de sal de isopropilamónio, permitiu a associação destes dois herbicidas, normalmente incompatíveis em termos de mistura com base nas formulações tradicionais existentes no mercado.

A formulação do GALAXIA, única no mercado, apresenta assim um excelente efeito sinergético, resultando num aumento da eficácia e do espectro de acção de ambos os herbicidas. O glifosato é um herbicida sistémico, absorvido pelas folhas e caules, que actua essencialmente por contacto, não tendo qualquer acção residual, mais eficaz no controlo de infestantes pouco desenvolvidas, sobretudo monocotiledóneas. O MCPA é um herbicida hormonal sistémico absorvido pelas folhas e raízes, que é translocado pela planta até acumular-se nos tecidos meristemáticos, onde interfere na divisão e diferenciação celular, sendo mais eficaz no controlo de infestantes dicotiledóneas em pleno desenvolvimento vegetativo.

O GALAXIA contém ainda na sua formulação um molhante que melhora a aderência das caldas às superfícies tratadas, favorecendo a absorção das suas substâncias activas, assim como apresenta um pH ligeiramente ácido, não dando azo a reacções de hidrólise alcalina em águas “duras”.

Voltar Notícias
Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.
Mais sobre os nossos cookies