Modo de preparação da calda

Os produtos fitofarmacêuticos prontos a usar, tais como os Aerossois (AE), Iscos granulares (GB), Iscos prontos a usar (RB) e Iscos em grão de cereal (AB), devem ser aplicados directamente na área a tratar.

O Pó polvilhável (DP) é despejado directamente da embalagem para o depósito do equipamento de aplicação (torpilha, enxofradeira, etc.).

Nas restantes formulações é necessário proceder à preparação da calda, encontrando-se o modo de preparação da mesma sempre indicado no rótulo do produto. O modo de preparação da calda depende do tipo de formulação do produto:

  • Pó molhável (WP) – No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Numa vasilha, juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar continuamente até obter uma pasta homogénea e sem grumos. Deitar esta pasta no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre. Evitar deixar a calda em repouso.
  • Emulsão óleo em água (EW) – No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Numa vasilha, juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar bem até obter uma mistura uniforme. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre. Evitar deixar a calda em repouso.
  • Emulsão de água em óleo (EO) – No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até o produto ficar homogéneo. Deitar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
  • Suspensão concentrada (SC) – No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até o produto ficar homogéneo. Numa vasilha juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar bem até obter uma mistura homogénea. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre.
  • Grânulos dispersíveis em água (WG) e Pó solúvel em água (SP) – No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
  • Concentrado para Emulsão (EC) e Solução concentrada (SL) – No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
  • Saquetas Solúveis – No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de saquetas solúveis a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
Voltar Info Técnica
Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.
Mais sobre os nossos cookies