Epagro

Volumes de Calda Recomendados

Para que a calda fitossanitária cubra uniformemente toda a vegetação da cultura a tratar é necessário usar um aparelho com o débito adequado (alto, médio ou baixo volume de calda) ao desenvolvimento e tipo de cultura que pretendemos tratar.

Os pulverizadores de jacto projectado, vulgarmente designados por pulverizadores, são os aparelhos que produzem um alto volume de calda. O alto volume proporciona bons resultados quando usado em culturas baixas e é a única alternativa para a aplicação de herbicidas. No entanto, é deficiente na cobertura de culturas de grandes dimensões, como sejam as árvores de fruto e a vinha, por dificuldade de penetração da calda para o interior das copas e conduz a elevadas perdas de calda por escorrimento.

Os pulverizadores de jacto transportado, vulgarmente designados por turbinas, trabalham a médio volume de calda. Já os pulverizadores pneumáticos, vulgarmente designados por atomizadores, trabalham a baixo volume. Tanto o médio como o baixo volume proporcionam uma boa cobertura das culturas arbóreas e arbustivas, sendo os mais indicados para o caso dos tratamentos fungicidas na vinha.