Epagro

Resíduos de embalagens

Após a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, deverão seguir-se os procedimentos indicados nos rótulos dos produtos relativamente às respectivas embalagens vazias.

As embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos são consideradas resíduos perigosos, pelo que não devem ser abandonadas, reutilizadas, enterradas, queimadas, colocadas no ecoponto ou no lixo doméstico.

As embalagens vazias deverão ser colocadas em sacos de recolha específicos, devendo estes serem entregues num ponto de retoma do sistema VALORFITO – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura.

O sistema VALORFITO tem como objectivo a recolha periódica dos resíduos de embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos e sua gestão final.

Estão incluídas no âmbito deste sistema as embalagens primárias com uma capacidade inferior a 250 l ou kg, ou seja, que estão em contacto directo com os produtos fitofarmacêuticos.Estão excluídas do sistema as embalagens secundárias e terciárias deste tipo de produtos, classificadas como resíduos não perigosos, utilizadas para agrupar e transportar as embalagens primária, assim como as restantes embalagens de produtos para a agricultura, como por exemplo, as embalagens de sementes e fertilizantes.

Para mais informações, consulte o site VALORFITO ou contacte:

VALORFITO – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura Rua General Ferreira Martins nº 10 – 6º A 1495-137 Algés Tel.: 214 107 209 Fax: 214 139 214