
Composição
Concentrado para emulsão (EC) com 200g/L ou 20,8% (p/p) de profoxidime
Contém nafta de petróleo aromática pesada
APV/AV
Autorização de Comércio Paralelo n.º 0120 concedida pela DGAV
Características
O PROFISTAR é um herbicida sistémico, de aplicação em pós-emergência, para controlo de infestantes gramíneas (Echinochloa spp, Glyceria declinata, Leersia oryzoides) na cultura do arroz.
Contém profoxidime, uma s.a. sistémica de absorção predominantemente foliar, que pertence à familia química coclohexanodiona oxima, inibidora da biossíntese dos ácidos gordos (inibindo a actividade da enzima acetil–CoA carboxilase (ACCase).
Condições de aplicação
O PROFISTAR deve ser aplicado em mistura com 0,75 L/ha do adjuvante SPLASH. Em aplicações de baixo volume, nomeadamente aplicações por via aérea, a concentração de SPLASH não deve ultrapassar 0,5%.
Aplicar em pós-emergência desde o estado de 4 folhas até ao meio do afilhamento do arroz. No momento da aplicação, os canteiros devem estar drenados ou com um nível máximo de 2-3 cm de água, assegurando-se um mínimo de 2/3 de área foliar das infestantes exposta, devendo as entradas de água permanecer fechadas durante um período de 2-3 dias. Após este período restabelecer a circulação da água, de acordo com as necessidades da cultura.
As indicações de aplicação são as seguintes:
- Das 4 folhas ao início do afilhamento do arroz: 0,5-0,6 L/ha
- Do início ao meio do afilhamento do arroz: 0,6-0,75 L/ha
Para o controlo do azevém-baboso (Glyceria declinata) aplicar o PROFISTAR entre as 4 folhas do arroz e o meio do afilhamento, com esta infestante já emergida.
No caso da erva-serra ou carriço (Leersia oryzoides) o tratamento deve ser realizado após a sua emergência entre o início e o meio do afilhamento do arroz.
Infestantes susceptíveis
Milhã-pé-de-galo (Echinochloa crus-galli), milhã-do-arroz (Echinochloa oryzoides), milhã-peluda (Echinochloa phyllopogon), milhã-digitada (Digitaria sanguinalis), milhã-amarelada (Setaria puntila), azevém baboso (Glyceria declinata), erva-serra ou carriço (Leersia oryzoides), Leptochloa fasicularis.
Infestantes resistentes
Carapau (Ammania coccinea), orelha-de-mula (Alisma plantago-aquatica L.), espeto (Schoenoplectus mucronatus L.), negrinha (Cyperus difformis), Heteranthera reniformis, Scirpus spp, Lindernia spp.
Observações importantes
A aplicação repetida do mesmo herbicida nas mesmas áreas durante vários anos pode conduzir à ocorrência de resistências em espécies anteriormente susceptíveis. Para evitar o desenvolvimento de resistências, recomenda-se proceder, sempre que possível, à utilização de herbicidas mistos ou à alternância de herbicidas com modo de acção diferente.
A aplicação deste produto pode causar estragos se atingir directamente culturas vizinhas da área a tratar. Não contaminar a água de rega, sementes, adubos e outros produtos agrícolas.
Protecção integrada
Cumpridos os princípios gerais da Protecção Integrada pelos utilizadores profissionais, todos os produtos fitofarmacêuticos autorizados em Portugal, para o combate aos inimigos das culturas são passíveis de ser utilizados em Protecção Integrada.
Embalagens
Embalagem de 5 L.
Classificação Toxicológica, Ecotoxicológica e Ambiental


A consulta da informação disponível neste site não dispensa a leitura cuidadosa dos rótulos dos produtos